CRIPTA


de 25.07.2019 a 24.08.2019
Galeria Vermelho

Cripta é um projeto de ocupação da Sala Antonio, na Galeria Vermelho, com o objetivo de investigar qual o papel do artista contemporâneo por meio de intervenções artísticas. Trata-se de criar intersecções entre os conceitos e formas discutidos durante o primeiro semestre de 2019, em que foram lidos os textos Crítica da Razão Negra e Necropolítica, de Achille Mbembe, O uso dos corpos, de Giorgio Agamben, Hegel e o Haiti, de Susan Buck-Morss, e exibidos os filmes Relações de classe, de Straub-Huillet, Os zumbis de Sugar Hill, de Paul Maslansky, Touki Bouki, a viagem da hiena, de Djibril Diop Mambéty, A vida de Jesus, de Bruno Dumont, e Play, de Ruben Östlund. Cripta apresenta um trabalho em desenvolvimento que compreende os simulacros, os duplos e os zumbis como figuras cruciais da experiência social atual, desvelando os cruzamentos entre os filmes exibidos e os textos explorados, em uma resposta plástica às discussões teóricas estabelecidas no semestre anterior.

O título refere-se à frase “[...] o Negro é [...] o único de todos os humanos cuja carne foi transformada em coisa, e o espírito, em mercadoria - a cripta viva do capital” (MBEMBE, Crítica da razão negra, p. 21) e aponta para os interesses do DEPOIS DO FIM DA ARTE em discutir a relação da arte com questões sociais, econômicas, históricas e políticas.

Cripta, ausência, lacuna, fantasma, negativo, invisível, inumano, duplo, simulacro, ficção, delírio, raça, juju, humor, riso, máscara, sombra, negro, reflexo, imagem, gêmeos, crise, crítica, capital, mercadoria, contato, passagem, não-lugar, atravessamento, sofrimento, patologia, paixão, incontrolável, unheimlich, forma de vida, razão negra, zonas de irresponsabilidade, devir negro, inoperosidade, objeto, escravo, homem-mercadoria, homem-dinheiro, morto-vivo, diabo, bruxa, mateus, zumbi, bando.

Participantes: Anna Talebi, Ariédhine Carvalho, Bruno Ferreira, Cássia Aranha, Dora Longo Bahia, Eloísa Almeida, Felipe Salem, Gabriel Ussami, Gabriel Xavier, Igor Vice, Ilê Sartuzi, Karol Pinto, Lahayda, Leandro Muniz, Marina Lima, Murillu, Nina Lins, Rosângela Pestana, Terenah, Thais Suguiyama, Thais Teotonio, Victor Maia.




VÍDEOS


Play



A vida de Jesus



Touki Bouki, a viagem da hiena

 

Os zumbis de Sugar Hill

 

Relações da classe





CARTAZES





ZINES

Play


 


A vida de Jesus



Touki Bouki, a viagem da hiena



Os zumbis de Sugar Hill



Relações de classe