DARQUERUIM COMUNA

de 27 a  29.07.2022
16a Verbo - Mostra de Performance Arte - Galeria Vermelho

Durante os três dias da mostra Verbo, o DEPOIS DO FIM DA ARTE apresentou o trabalho Darqueruim Comuna na Banca Meio Vermelha. No primeiro dia da mostra, as paredes externas da banca e do corredor de entrada da galeria foram cobertos por cartazes produzidos para o CCCD na Banca Meio Vermelha. A fachada foi coberta por 6 pinturas sobre lonas pretas verticais que apresentavam imagens de vulvas estilizadas e od dizeres Vulva Livre, explicitando a reivindicação de uma abordagem diferente para uma remodelação material da sociedade.

No segundo dia, a banca foi fechada para a apresentação de ações privadas coordenadas pelos participantes. Uma pessoa por vez entrava e ficava por dois minutos dentro da banca, participando de uma ação proposta por integrantes do grupo. A lista de ações estava disponível em um cardápio na porta, mas cada uma delas ocorria numa sequência aleatória que não era divulgada para o público.

No terceiro dia, a banca continuou fechada e vários instrumentos e aparelhos de som foram disponibilizados em seu interior, para serem tocados tanto por participantes do grupo quanto por visitantes da mostra. A porta se abria em alguns momentos e os músicos e o público entravam e saíam da banca. Nada do que acontecia no interior da banca podia ser visto de fora dela e apenas o som distorcido das improvisações sonoras vazava para o pátio externo.

Participantes: Alex Avelino, Anna Talebi, Ari Frost, Claudia Guimarães, Dora Longo Bahia, Felipe Salem, Gabriel Ussami, Guilherme Ferreira, Juliana Frontin, Lara Ovidio, Leila Zelic, Maya Guizzo, Murillu, Nina Lins, Pedro Andrada, Thais Suguiyama e Victor Maia