LA BARRICADA


de 10.03.2023 a 29.04.2023
Nostalgia de Izquierda – Fisuras a un loop politico-estetico
Saenger Galeria – Cidade do México – México

La Barricada foi um trabalho concebido para a exposição Nostalgia de Izquierda, na Cidade do México, com curadoria da Profa. Dra. Natalia de la Rosa. A proposta expositiva da historiadora e curadora mexicana retoma a pesquisa de Enzo Traverso sobre a relação entre arte e política na América Latina. O livro Left Melancholy trata da história (ascensão e queda) da esquerda na forma de um luto melancólico, característica fundamental para descrever um processo que começou a acontecer após a queda do Muro de Berlim. Para Traverso, resgatar a utopia em tempos de crise e redefinir a posição do marxismo diante da memória é o antídoto para sair do luto e da melancolia e constituir novas opções políticas alternativas ao capitalismo. A partir dessa abordagem, a curadora propõe um diálogo entre Colômbia, México e Brasil representados por: Tatyana Zambrano (Medellín), DEPOIS DO FIM DA ARTE (São Paulo), Arhat Alejandro (Guadalajara) y Alfredo Bojórquez (Mérida-CDMX). Dessa forma, pretende-se demonstrar outras formas de pensar a melancolia diante do marxismo, do anarquismo, da revolução, e das condições em que ela opera diante da catástrofe.

Retomando as qualidades construtivas e simbólicas da barricada, o DEPOIS DO FIM DA ARTE produziu uma instalação composta do vídeo Verga violadora en la licuadora feito a partir das questões propostas pela curadoria e projetado sobre uma lona plástica preta pintada de branco, de uma pintura mural coletiva sobre cartazes de pontos de ônibus paulistas e cartazes coletados na Cidade do México, e de uma grande faixa de lona plástica preta com a frase Las cachorras estão sueltas. Esta última foi utilizada na manifestação de 8 de março (8M) no centro da cidade do México, alguns dias antes da abertura da exposição. 8M é uma passeata tradicional da cidade, em que mulheres de diversas classes sociais e etnias reivindicam direitos iguais aos de homens, e denunciam abusos decorrentes das diferenças entre gêneros. Na entrada da sala da galeria, uma barricada de caixas de papelão grafitadas com imagens de bombas e de coquetéis Molotov barrava a entrada do público.



A participação do DEPOIS DO FIM DA ARTE na exposição Nostalgia de Izquierda foi viabilizada com o apoio da Saenger Galería, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e também por meio de um financiamento coletivo organizado pelo DEPOIS DO FIM DA ARTE. Rifas, bares em eventos e festas, além da produção de camisetas e cartazes foram os meios para financiar a viagem dos integrantes do grupo para o México. Além da exposição, o DEPOIS DO FIM DA ARTE participou do evento Ni caladitas ni bonitas, organizado pelo MUAC em conjunto com a UNAM, na Comunidade Pedregal de Santo Domingo, no dia 11.03.2023. Os integrantes do grupo ministraram uma oficina sobre a produção de cartazes e grafites feitos com stencil no Centro de Artes y Oficios Escuelita Emiliano Zapata. 

Participantes: Alex Avelino, Anna Talebi, Ana Paula Albé, Ari Frost, Claudia Guimarães, Dora Longo Bahia, Fernanda Pujol, Gabriel Ussami, Guilherme Ferreira, Juliana Frontin, Lara Ovídio, Maya Guizzo, Nina Lins, Ottavia Delfanti, Pedro Andrada e Thais Suguiyama.



LA BARRICADA
Saenger Galería











Verga violadora en la licuadora (la barricada)





Ação na manifestação 8M
08.03.2023



Oficina realizada no evento Ni caladitas ni bonitas
Centro de Artes y Oficios Escuelita Emiliano Zapata, Comunidade Pedregal de Santo Domingo 
11.03.2023